Infantil

Os primeiros anos de vida são essenciais no processo de desenvolvimento de uma pessoa. As relações estabelecidas com outras pessoas, adultos ou crianças, exercem papel decisivo na constituição da identidade, da afetividade e da cognição. Por esta razão, a Educação Infantil é etapa extremamente importante para o desenvolvimento integral da criança. Os estímulos que recebe nos primeiros anos de vida definem muito do seu sucesso escolar e do seu desenvolvimento. Tem como objetivo a socialização do estudante pela ampliação das experiências às quais as crianças têm acesso na escola, buscando uma racionalização e reorganização da sua experiência cotidiana.

Estas particularidades do desenvolvimento da criança, na faixa etária de zero a cinco anos, exigem que a Educação Infantil cumpra suas funções de educar e cuidar de forma integrada, proporcionando meios de levar a criança a patamares cada vez mais elevados de aprendizagem e do desenvolvimento.

A Escola O Brasil Para Cristo promove um ambiente que, a partir das trocas e das inter-relações que as crianças estabelecem com o meio, elas aprendem e se desenvolvem, agem ativamente em seu entorno, observam, selecionam informações, analisam-nas e dão-lhes diferentes sentidos. Desta forma, ampliam a diversidade de relações, do universo de experiências e suas possibilidades de entenderem e transformarem seu mundo; de aprenderem a respeito de si, das pessoas e de constituírem sua identidade pessoal. Assim, na Educação Infantil, as interações se constituem nos campos de experiências, da produção da história pessoal, do grupo e da cultura.

Neste sentido, a Escola OBPC pensa a infância como período para desenvolver princípios, valores, competências e habilidades que as tornem preparadas para atuar na sociedade, mas de uma forma que não tire o prazer desta tão importante fase.

little-school-girl-in-stationery-store.jpg

Fundamental

O Ensino Fundamental abrange a faixa etária dos seis aos quatorze anos, e tem como pilares do processo educacional a visão integrada de mundo e a aprendizagem significativa. Trata-se do início do estudo sistemático dos espaços de vida, mediante realização de uma abordagem pré-disciplinar e integrada ao conhecimento do meio físico, social e cultural, incorporando a aquisição das habilidades e competências necessárias para esse fim.

Por meio das atividades propostas, proporciona ao educando condições de relacionar os conteúdos aprendidos com a própria realidade, tornando a aprendizagem significativa.

Baseado no desenvolvimento das habilidades integrais do estudante, na responsabilidade, na autonomia, na formação de valores e consciência crítica, propõe-se a despertar no estudante o compromisso de um modo de viver cristão, formando um indivíduo capaz de servir a Deus, ao próximo e à sociedade.

O segmento aborda os objetivos estabelecidos no Artigo 32, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, nº 9394/96 – como meio para o estudante posicionar-se de maneira crítica nas diferentes situações do cotidiano, levando-o a sentir-se parte integrante e responsável nos cuidados com o meio ambiente e consigo próprio, no que se refere à saúde física, espiritual, mental, estando sempre apto a aprender a aprender.